quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cook Lab: Peixe em crosta de salsa e cenoura

Nem todos os dias temos o tempo (e a paciência!) para planear um prato ao pormenor ou compôr uma receita de raíz. Mas é precisamente nestes dias que todo o processo se pode tornar ainda mais divertido: quando o desafio é abrir o frigorífico, revirar a dispensa e criar qualquer coisa com o que está disponível no momento!

Foi precisamente num dia assim, que surgiu esta receita... E entre a 'pressão' de fazer um prato rápido e (de preferência) comestível, o resultado final acabou por fazer sucesso!

  • Ingredientes:

 
[Basic touch: sal.pimenta.azeite]
 
  • Confecção Mão.na.massa:
Começar por temperar o peixe: os básicos sal e pimenta a gosto. Depois, numa travessa à parte, espremer o sumo de um limão (grande) e juntar a mostarda [2 colheres de chá]. Misturar bem e envolver o peixe (de preferência numa travessa pequena, para o peixe ficar com o máximo de superfície em contacto com esta mistura).
Tapar e deixar no frigorífico (quanto mais tempo ficar a marinar, mais vai apurar o sabor!).
 


Para a crosta, ralar uma cenoura e picar a salsa (metade de um ramo). Depois, juntar numa tigela com o pão ralado [100gr].

[Special touch: acrescentar um pouco de mangericão picado]
 

 
Para dar consistência, acrescentar um pouco de azeite e misturar até ficar uma massa homogénea. Por fim,dispor por cima do peixe, já numa travessa maior. Vai ao forno aproximadamente 15 minutos [pré-aquecido a 180º].
 
 
Quando retirar do forno, regar com um pouco de azeite e servir!
 
[Sugestão de acompanhamento: batatas no forno com ervas aromáticas.]
 
 
Have a lovely meal
 

2 comentários: