sábado, 30 de março de 2013

Cook Lab: Sunday Brunch - Tarteletes de fruta

Sunday brunch? Pura força de expressão. O brunch, refeição de origem britânica que combina almoço e pequeno-almoço, é geralmente um programa típico de sábados, domingos e feriados. Inspirada pela época festiva, decidi fugir ao óbvio e dedicar esta semana a sugestões para este conceito, ao qual já ninguém fica indiferente!

Começo com as tarteletes de fruta (um personal favorite!). Satisfazem os mais gulosos e acrescentam um colorido fantástico à mesa!


  • Ingredientes:


[Massa]



[Recheio]

  • Confecção Mão.na.massa:
Começamos por peneirar a farinha [200gr] e o açúcar em pó [80gr] para uma tigela. Sempre a mexer, adicionar as amêndoas moídas [50gr]. Juntar a manteiga [120gr] e envolver bem. No final, acrescentar o leite [1 colher de sopa] e uma gema, incorporando tudo até a massa se despegar da tigela.





Envolver a massa em papel aderente e deixar refrigerar durante 30 minutos. 





Enquanto esperamos, podemos avançar para a preparação do recheio!
Cortar a fruta de eleição e reservar. É a altura perfeita para soltar a criatividade: todas as combinações são permitidas! 
Juntar o açúcar em pó [3 colheres de sopa] ao queijo creme [225gr] e misturar bem. 

[Special touch: Juntar umas gotas de essência de baunilha]

2 em 1 - Com a fruta restante, podemos preparar uma salada de fruta, outro must have de qualquer brunch! 




Passados os 30 minutos, estender a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada e forrar as formas para tarteletes (12 formas pequenas ou 6 formas grandes). Picar a superfície com um garfo.





Levar ao forno [previamente aquecido a 200°] até ficarem douradas [cerca de 10 minutos].
 

 
Deixar arrefecer e por fim acrescentar o recheio [uma colher de chá para formas pequenas, uma colher de sopa para formas grandes] - a expressão 'a gosto' também se pode aplicar nesta fase!


No final, decorar com a fruta previamente cortada... Et voilà!




              Have a lovely meal





Sem comentários:

Enviar um comentário